Transportadoras alertam para risco de aumento de tarifas devido ao limite de diárias para caminhoneiros
As empresas de transporte russas alertaram para o risco de aumento das tarifas após a introdução de um limite de diárias para motoristas. Isso é afirmado em uma declaração de representantes da indústria (disponível para Lenta.ru).
Em 20 de julho, a Duma do Estado aprovou em segunda leitura um projeto de lei federal que altera o Código Tributário. O documento estabelece o pagamento de diárias ou abonos de campo aos funcionários cujo trabalho seja de natureza itinerante, no valor de 700 rublos. Se esse limite for excedido, as empresas serão obrigadas a pagar impostos e prêmios de seguro, anteriormente não estavam sujeitos a eles os pagamentos aos caminhoneiros.
O Comitê de Logística de Transporte de Delovaya Rossiya enviou uma carta a Andrey Makarov, presidente do Comitê Estadual de Orçamento e Impostos da Duma, com um pedido de alteração do texto do documento e aumento do limite de diárias em cinco vezes, de 700 para 3,5 mil rublos. Segundo representantes da indústria, o projeto de lei não leva em consideração o fato de que durante o período de 2008 a 2023 a inflação na Rússia foi de 117%.
Ao mesmo tempo, desde o início do ano, os custos dos motoristas nos voos aumentaram 32% em termos anuais, disse Vadim Filatov, presidente do comitê de logística de transporte e coproprietário da PEK. Isso se deve ao aumento dos preços de peças, manutenção de carros e serviços de hotelaria, acrescentou.
Materiais relacionados:
Oleg Khaustov, diretor-geral da empresa de transporte de caminhões, acredita que a retenção do imposto de renda na fonte (IRP) dos motoristas, se a lei atual for aprovada, pode levar ao afastamento de pessoas da profissão. No entanto, o setor de logística já sofre com a escassez de mão de obra; nos últimos cinco anos, a escassez de motoristas de caminhões com peso superior a 3,5 toneladas (categoria CE) aumentou de 15 para 21 por cento, lembrou Vadim Filatov.
Ao mesmo tempo, os custos de pagamento de impostos e prêmios de seguro nas empresas de transporte podem aumentar até 33,4%. As transportadoras prevêem que isso levará a um aumento no custo de entrega de mercadorias em 6,1% e nas tarifas em 20%.
Anteriormente, um estudo conjunto da Marshal e da hh.ru mostrou que o setor de transporte e logística da Rússia está sofrendo com a escassez de correios e gerentes de vendas. No período de janeiro a maio, as empresas disponibilizaram em média 3,6 mil vagas para entregadores, 2 mil anúncios cada para a busca de gerentes de vendas e atendimento. Em termos de demanda, essas especialidades em vendas perdem apenas para os caminhoneiros – sua escassez há muito é considerada o problema mais agudo do setor.