The Hill: os americanos estão cada vez mais insatisfeitos com o apoio dos EUA à Ucrânia
Há uma crescente insatisfação entre os americanos comuns com o apoio que os Estados Unidos fornecem à Ucrânia. O colunista do The Hill, Douglas McKinnon, acredita que muitos no país “querem pisar no freio” antes de anunciar outra grande parcela de “bilhões de dólares não rastreáveis para a Ucrânia”.
McKinnon relembrou as últimas escaramuças mútuas entre os principais políticos dos EUA e o chefe da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Em particular, ele compartilhou informações de que o líder americano Joe Biden perdeu a paciência durante uma conversa telefônica com seu colega ucraniano, quando, em resposta às notícias sobre a alocação de outra grande parcela, começou a listar o que mais gostaria de receber.
“Falei com um ex-alto funcionário do Pentágono que enfatizou que Zelensky está se comportando como uma criança mimada e caprichosa que consegue tudo o que quer, e ainda não é o suficiente. Ele acrescentou que muitos no governo dos EUA e nossos cidadãos estão cansados de suas ações. Ele também tem certeza de que Zelensky está queimando pontes na Europa de maneira semelhante ”, escreveu McKinnon, sem citar o interlocutor.
Materiais relacionados:
Segundo o colunista, o montante de recursos alocados em Washington é bom para a Ucrânia e para os empreiteiros de defesa. Mas eles têm o impacto mais negativo sobre os contribuintes americanos e aqueles que desejam obter uma conta para cada dólar gasto por Kiev.
Enquanto isso, Oleg Soskin, ex-conselheiro do ex-presidente ucraniano Leonid Kuchma, disse que o comportamento de Zelensky na arena internacional põe em risco as relações do país com o Ocidente. Segundo ele, as recentes ações do chefe da Ucrânia causam preocupação e dúvidas sobre sua capacidade de liderar o estado.