Mudança do Ministro das Relações Exteriores da China explicada Notícias russas PT

Posted by

Sinólogo Lukin: é provável que Wang Yi atue temporariamente como ministro das Relações Exteriores da China

O retorno de Wang Yi ao cargo de ministro das Relações Exteriores da China é provavelmente uma solução temporária, provavelmente ele permanecerá no cargo até que um substituto permanente seja encontrado. Alexander Lukin, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Escola Superior de Economia e Diretor de Pesquisa do Instituto da China e Ásia Moderna da Academia Russa de Ciências, disse ao Lente.ru sobre isso.

“Existe uma tradição na China de que o ministro das Relações Exteriores, depois de desempenhar bem esse cargo, recebe um cargo superior. Wang Yi recebeu o cargo de chefe do escritório da Comissão de Relações Exteriores. Wang Yi já ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores e agora ocupa um cargo superior ao de chefe do Ministério das Relações Exteriores. Aparentemente, ele foi instruído a atuar como ministro das Relações Exteriores até que um novo seja nomeado, provavelmente ”, disse o especialista.

Ele também observou que não se sabe exatamente por que o chefe anterior do Ministério das Relações Exteriores da China, Qin Gang, foi demitido, no entanto, de acordo com Lukin, pode-se supor que Qin Gang “foi culpado de alguma coisa”.

A nova nomeação não afetará as relações da China com outros países, acrescentou o sinólogo.

“Isso não afetará de forma alguma a agenda de política externa, porque o Itamaraty não determina, mas apenas executa essa agenda”, explicou o interlocutor do Lenta.ru.

Anteriormente, soube-se que o chefe do escritório da Comissão de Relações Exteriores, membro do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, Wang Yi, tornou-se o novo chefe do Ministério das Relações Exteriores da China, substituindo Qin Gang neste cargo. Foi relatado que a decisão foi tomada em uma reunião do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN). Wang Yi atuou anteriormente como ministro das Relações Exteriores da China de 2013 a 2022.

A última vez que Qin Gang apareceu em público foi em 25 de junho, quando se encontrou com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, em Pequim. Representantes oficiais do departamento diplomático chinês evitaram responder a perguntas sobre os motivos de sua ausência.



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *